Impressão Digital – 8 coisas que você precisa saber

Posted on

O mundo da impressão digital está cada vez maior. E você, impressor, como está se saindo nesse avanço tecnológico? Se você quer se tornar um craque da impressão digital, existem 8 coisas que têm que saber antes de começar a imprimir. Vamos lá!

 

martelando parafuso e apertando prego

 

#1 Tipo de impressão.

Antes de tudo, você precisa saber o que vai imprimir. Será uma fachada em adesivo? Banner em lona? Ou será impressão em tecido? Sublimação? Visto que cada tipo de impressão exige tipos diferentes de materiais, esse passo é essencial para o sucesso.

 

Pessoa escolhendo qual a direção certa

 

#2 Máquina.

Agora que já sabe o que vai imprimir, você tem de saber onde vai imprimir. Existe hoje uma gama muito grande de impressoras digitais. Impressoras sublimáticas, de recorte, industriais, impressoras UV. Qual delas se adapta mais ao tipo de trabalho que vai fazer? Saber escolher bem o equipamento contribui muito na qualidade final do trabalho.

 

máquina para impressão digital Mimaki

 

#3 Desejo do cliente.

A variedade de impressos digitais assumiu proporções gigantescas nos anos recentes. Vemos impressos em todo lugar: no catálogo do mercado da esquina, no outdoor que vemos na estrada, na fachada da farmácia do bairro. Para cada finalidade, aplica-se uma regra diferente de impressão. Por exemplo: um outdoor, que será visto de longe, não precisa ser impresso com uma resolução tão alta como um panfleto, que será visto a poucos centímetros de distância.

 

Pessoa tomando a decisão certa
#4 Material para impressão digital.

Voltamos a falar da qualidade. Será que o trabalho que você vai fazer exige um material que dure por longo tempo sem perder a qualidade ou é algo promocional? Ficará exposto ao tempo? Para qual finalidade o cliente está solicitando a impressão? Todas essas informações são úteis na hora de escolher que material vai comprar.

#5 Fornecedor.

Agora que já sabe o que irá comprar, pode começar a pesquisar os fornecedores. Talvez já tenha um fornecedor favorito, mas será que não pode encontrar outro melhor? Uma boa pesquisa pode resultar em fornecedores que possuem material de igual qualidade, com menor investimento.

 

 Lupa e carteira cheia de dinheiro

 

#6 Qualidade final da impressão.

Já passou pelos cinco primeiro passos, verificou tudo, e está tudo ok. Agora vamos ao principal, a impressão. Mas antes, você têm de analisar se o ambiente onde irá imprimir está em condições adequadas. Você deve imprimir sempre em um local limpo, livre de obstruções que possam causar amassados e manchas na impressão. A impressora está bem alinhada? É essencial testar o equipamento nas condições da impressão.

#7 Prazo.

Quem de nós gosta de ficar esperando? Seja na fila do mercado, a encomenda que fizemos pela internet, ou a impressão que mandamos fazer. Tente se colocar no lugar do cliente e cumpra SEMPRE os prazos estabelecidos.

 

Mulher feliz pôr-do-sol

 

#8 Bom atendimento.

Muitos clientes preferem o bom atendimento ao preço que irão pagar pelo serviço. Trate bem seu prospectivo cliente, e construa uma relação de amizade com aqueles que já são clientes. Ofereça um cafezinho, dicas que podem ser úteis a ele, qualquer coisa que o diferencie da concorrência irá fazer a diferença.

Agora que já leu essa dicas, mãos à obra. Faça de seu trabalho uma obra prima e seja um craque da impressão digital. Ahh! antes disso, curta nossa página do facebook e aguarde por mais dicas.

Róbson Silva

 

2.446 thoughts on “Impressão Digital – 8 coisas que você precisa saber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *